Retrato de Portugal na Europa 2018
Resumo de indicadores sobre diversas áreas da sociedade que comparam Portugal com os outros países membros da União Europeia (clique na imagem).
Portugal tem uma taxa de atividade de 58,9% ligeiramente acima da média da UE (57%) e, no total dos 28 Estados membros, é o país que tem um nível de escolaridade dos empregadores mais baixo. Na prática, por cada cem patrões, metade não chegou a completar o ensino superior ou secundário. O cenário repete-se nos empregados: por cada cem pessoas que trabalham por conta de outrem, 42,2 não têm formação secundária ou superior. Portugal é mesmo, entre os 28, o país onde a educação é mais baixa, logo seguido por Malta, Espanha e Itália (em ambos os indicadores).
Portugal destaca-se entre os que trabalham mais horas: 35,8 horas semanais, o quinto maior valor da UE e dez horas a mais do que as que se trabalha por semana na Alemanha, o país com menor carga laboral entre os 28.
No que se refere a salários, os portugueses não ficam melhor no retrato: estão em 21.º lugar. A remuneração média é de 25 526 PPS (poder de compra padrão, unidade artificial que pesa quanto dinheiro permite comprar a mesma quantidade de bens e serviços em todos os países), quando a média da Europa é de 37 mil PPS. No Luxemburgo, o país onde os trabalhadores recebem melhor, são 56 900 PPS.
Há ainda outro tema em que Portugal se destaca, quando se alarga o espectro para fora do mercado laboral: a esperança média de vida, que é por cá superior à média europeia. Também é boa notícia o facto de sermos o país com a sétima menor taxa de mortalidade infantil, o que é fruto de um grande investimento em saúde ao longo dos anos. Temos ainda o quarto maior consumo privado em percentagem do PIB.
No que respeita ao assunto do momento, o ambiente, a fotografia também nos favorece, com um valor inferior à média europeia no que respeita ao número de emissões de gases com efeito estufa.
Dez curiosidades (nem sempre boas) de Portugal na Europa
1. É o 3.º país com menor percentagem de jovens no total da sua população residente.
2. É, com a Alemanha, o país onde a fatura da eletricidade é mais pesada.
3. Vive-se em média mais ano e meio do que na média europeia - 81,6 anos.
4. É o 7.º país com menor taxa de mortalidade infantil.
5. Está em quinto lugar entre os países com maior desigualdade na distribuição dos rendimentos.
6. É o 7.º país com maior abandono escolar.
7. É o país com maior percentagem de trabalhadores sem ensino secundário.
8. É o 3.º país com maior percentagem de trabalhadores com contrato de trabalho temporário.
9. É o 3.º país com maior dívida das administrações públicas.
10. É o terceiro país da UE com menos empresas com um website.
FONTE: Dinheiro Vivo