- Detalhes
- Visualizações: 7638
Bibliotecas Álvaro Velho - blogue e instagram
As bibliotecas das escolas Álvaro Velho já se encontram nas redes sociais através do Instagram (obtém a aplicação e entra no endereço biblioteca.a.velho) e de um Blogue. Nestes espaços partilhamos fotografias e vídeos de atividades associadas ao trabalho das nossas bibliotecas, mas também destacamos datas significativas para a comunidade escolar (dias comemorativos), sugestões de leitura, audiolivros, passatempos, concursos, projetos e outras iniciativas que possam surgir, tendo presentes o cariz informativo e pedagógico das publicações que se pretendem partilhar. São igualmente apresentados documentos de referência relativos à Rede das Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura entre outros. Com as nossas bibliotecas num espaço online, para além do desafio de melhorar os serviços e dar a conhecer os recursos presentes em cada uma delas, o maior desiderato é motivar e incentivar os nossos alunos/utilizadores para a leitura independentemente do seu suporte. A Ler+ construímos o futuro.
- Detalhes
- Visualizações: 6792
“Ler! A qualquer hora, em qualquer lugar!” - semana da leitura
Decorreu entre os dias 8 e 12 de março, num formato online, a semana da leitura, na nossa Biblioteca Escolar. Foram partilhados alguns desafios inspiradores do Plano Nacional de Leitura, aos quais aderimos, para “festejar a leitura como ato de prazer, de imaginação e lugar de encontro, criativo e colaborativo”.
- Detalhes
- Visualizações: 7061
A noite de natal – 5.ºD
No dia 17 de dezembro os alunos do 5.º D participaram numa atividade de leitura em articulação com a biblioteca e a disciplina de Português. As professoras envolvidas apresentaram a obra A noite de Natal, de Sophia de Mello Breyner Andresen, efetuando, no entanto, a introdução de algumas adaptações na leitura da mesma. Os alunos preencheram textos lacunares que abrangeram toda a obra e posteriormente realizaram a sua ilustração.
- Detalhes
- Visualizações: 6352
Hora do conto - EB1/ JI N.º 2 do Lavradio e EB1/ JI dos Fidalguinhos
Os alunos das turmas do 2.º ano da Escola EB1/ JI N.º 2 do Lavradio e da Escola EB1/ JI dos Fidalguinhos acompanhados pelas suas professoras, participaram na atividade Hora do Conto, realizada na biblioteca e em sala de aula, nos dias 15 e 16 de dezembro de 2020. Com o Natal tão próximo e sendo uma quadra mágica, foram contadas as histórias Na floresta dos abetos e O ajudante desastrado, do livro Natal de Encantar, da Texto editora. No Natal sente-se uma alegria especial e a partilha de contos e histórias em contexto de turma, alusivos à época, incentiva o gosto pelos livros, pela leitura e promove os valores sociais como a solidariedade e a amizade entre as crianças. Também puderam expressar os seus dotes artísticos cantando e acompanhando os passos apresentados no vídeo clip do tema pinheirinho de Natal do grupo Panda e os caricas.
- Detalhes
- Visualizações: 7686
"Afinal, ainda há heróis" - Hora do conto - EB1/ JI N.º 2 do Lavradio
Os alunos das turmas do 2.º ano da EB1/ JI N.º 2 do Lavradio e as suas professoras, uns verdadeiros heróis, foram à biblioteca, no dia 6 de novembro, para um encontro com o livro "Afinal, ainda há heróis", de João Pedro Condesso.
No Reino dos Balões, onde se passa esta história, existiam animais de estimação verdadeiros, mas, por ordem do rei Torto foram transformados em robôs, porque sujavam as ruas e eram abandonados pelos seus donos quando estes iam de férias, o que causava um grande prejuízo ao reino. Os heróis desta história são o XPTO, os seus colegas, as professoras e as educadoras que lutaram pelo sonho de voltarem a ter animais de estimação verdadeiros em vez de robôs, pois só estes demonstram afeto pelos seus donos e brincam de verdade. O rei Torto, ao perceber que tinha errado, alterou a lei do reino e ordenou que se escrevesse a primeira Declaração dos Direitos dos Animais no Reino dos Balões.
A professora bibliotecária dinamizou a atividade de leitura e os alunos participaram com as suas opiniões, colocaram questões e cantaram o tema do Protesto, de Gerson Santos. Em sala de aula foram convidados a elaborar ilustrações.
Os heróis são feitos de sonhos que se concretizam quando há uma intenção verdadeira, determinação, responsabilidade e a colaboração dos amigos.